segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Informações

Bom dia a todos!
Estamos atualizando o blog com as últimas informações referentes ao nosso campeonato. Primeiramente, gostaria que todos observassem o último post, com o regulamento definitivo que será utilizado ao longo do ano. A comissão organizadora decidiu fazer algumas mudanças, que incluem a nova pontuação e principalmente o calendário definitivo, com todas as datas ao longo do ano. Peço que todos observem as datas e já possam se planejar para participar das etapas ao longo do ano. Lembrando que serão 10 etapas, com descarte dos 3 piores resultados de cada competidor para a classificação no campeonato. Portanto, dentre as 10 datas marcadas, cada competidor pode se ausentar de até 3, sem prejuízos para a disputa do título do campeonato.
Com relação às inscrições, já temos 21 nomes confirmados, e fecharemos o campeonato com um máximo de 24 competidores, divididos em 3 categorias: Leves, Médios e Pesados, com o máximo de 8 participantes por categoria.
Lembrando a todos que cada um deve pagar uma taxa de inscrição de R$10,00, que servirá para os gastos com premiação dos vencedores de cada etapa e do campeonato. Esta inscrição deve ser paga até o dia da primeira corrida, marcada para 13/03/2011.
Como dia de corrida é domingo, todas as etapas serão disputadas aos domingos, com a exceção da sétima etapa, que será disputada em um feriado no meio da semana. As demais etapas poderão ser remarcadas para outro dia somente com aprovação de 100% dos participantes.
Os lastros para equilíbrio do peso dos competidores só será colocado se estiver disponível no kartódromo. Em caso negativo, as corridas serão disputadas normalmente sem o lastro.
A listagem definitiva com os inscritos e, em qual categoria cada um participará, será divulgada até o dia 1º de março.
Maiores informações, dúvidas ou qualquer outra colocação, favor colocar nos comentários!

Regulamento Campeonato de Kart - Definitivo

REGULAMENTO

Art. 1 – Com o intuito de incentivar a prática do kartismo, a competição e rivalidade sadia, e a confraternização entre amigos, será promovida a Segunda edição do CAMPEONATO DE KART KartGPUberlândia , a ser realizado segundo o calendário preliminar, passível de revisão:


Etapa

Data

1

Março

2

Abril

3

Maio

4

Agosto

5
Setembro

6

Outubro

Corrida dos campeões

Novembro


Art. 2º – As provas serão realizadas em kartódromos que permitam a realização da competição nos moldes definidos nesse regulamento, sendo, a princípio, todas realizadas no Veloz Kart em Uberlândia, por ser opção única disponível na cidade. Havendo outras alternativas, as mesmas serão levadas em consideração para a realização de alguma etapa do campeonato.

Parágrafo Primeiro: Sem prejuízo ao disposto no caput, a escolha do local para realização das etapas deverá ser orientada pelos seguintes critérios:

I – Escolha de traçados inéditos dentro do campeonato, evitando-se a repetição de corridas em um mesmo traçado;
II – O preço e a qualidade do serviço prestado pelos kartódromos.

Art. 3 – A fórmula de disputa do campeonato consiste na disputa de etapas nas datas estipuladas no Art. 1 deste regulamente, sendo realizada uma bateria para cada categoria(em caso de formação de mais de uma categoria), com duração de 12(doze) minutos, tendo as seguintes características:

a) Treino e classificação para formação do Grid de Largada: Constistirá em uma etapa com duração de 2(dois) minutos, usados para treino dos pilotos e formação do grid de largada, baseado nos tempos mais rápidos da classificação (o tempo mais rápido larga na primeira colocação; o segundo melhor tempo na segunda colocação; e assim sucessivamente).
b) Corrida: Consistirá em uma bateria com a duração de 10 minutos.


Art. 4 - Nas etapas do Campeonato serão cumpridos os seguintes procedimentos:


·         Identificação dos pilotos;
·         Sorteio de karts;
·         Formação do grid de largada(2 minutos)
·         Corrida (10 minutos).




Art. 5 – Objetivando a igualdade de condições entre os competidores, o início de cada etapa será precedida dos seguintes procedimentos:

a) Sorteio dos karts disponíveis entre os competidores.
b) Pesagem de cada competidor e , se possível, acréscimo de lastro em cada veículo, visando igualdade do peso a ser transportado dentro dos limites determinados em cada kartódromo. Caso não seja possível o acréscimo de lastro, o campeonato será realizado normalmente, com a divisão dos competidores em categorias conforme seu peso definido na primeira etapa do campeonato.

Parágrafo Único: Após o sorteio dos karts, esses somente poderão ser trocados na ocorrência de comprovado problema mecânico que impossibilite a utilização do kart descartado ou que ponha em risco a segurança dos competidores.

Art. 6 – O número de participantes do campeonato está limitado em 8 competidores, uma vez que este é o número máximo de kartistas suportado pelo Veloz Kart, que, possivelmente, será a sede de todas as etapas do campeonato. Havendo número de interessados superior à este limite, serão criadas categorias separadas e as baterias serão divididas conforme as categorias existentes.

Art. 7 – A pontuação de cada Etapa do campeonato será da seguinte maneira:

Pole Position                                                  2 pontos
Volta mais rápida                                            2 pontos

Corrida:

1º Lugar na prova - 20 pontos
2º Lugar na prova - 14 pontos
3º Lugar na prova - 10 pontos
4º Lugar na prova - 6 pontos
5º Lugar na prova - 2 pontos

 Art. 8 – Ocorrendo empate em pontos, será melhor classificado o piloto que nas provas do Campeonato tiver obtido maior quantidade de:

1- Vitórias
2- Segundos lugares
3- Terceiros lugares, etc…

Art. 9 – Cada etapa do campeonato será realizada seguindo os procedimentos:

a)     Determinação de duas datas prováveis para a realização da etapa;
b)    Votação da melhor data entre os pilotos participantes;
c)     Marcação da etapa na data que vencer com maioria de votos dos pilotos participantes..

Parágrafo Único: Entende-se por maioria de votos um total de 50% dos votos válidos mais 1. É imprescindível a presença do piloto em todas as etapas do campeonato. Em caso de não participação em alguma das etapas, o piloto não pontuará, comprometendo assim sua pontuação no campeonato.
Art. 10 – O presente regulamento não afasta as demais regras de competição definidas em cada kartódromo, inclusive para efeitos de punição e desclassificação dos competidores.

Art. 11 – Eventuais condutas anti-desportivas ou atos descorteses por parte dos competidores serão julgados pela comissão organizadora, que poderá decidir pela exclusão do competidor do campeonato.

Art. 12 - A comissão organizadora do campeonato será formada por três membros escolhidos pelos competidores.

§ 1 Provisoriamente a comissão organizadora será formada por Fabio de Deus, Dyego Caetano e Lucas Rocha.

Art. 13 – Todos que desejarem competir no campeonato deverão se apresentar à comissão organizadora. Na ocasião da inscrição será cobrado um valor de R$ 10,00 que será utilizado para a premiação do campeonato, conforme estabelecido no art. 14.

§ 1º – Será dada preferência à inscrição de pessoas que se manifestarem antecipadamente, sendo o número de vagas limitadas em 8 por categoria. A criação de mais de uma categoria será analisada após a confirmação do número final de inscritos no campeonato.
§ 2º – A Comissão Organizadora poderá permitir a participação de indicados pelos competidores em etapas avulsas apenas na eventual inviabilidade de início da etapa pelo não comparecimento de um quórum mínimo de competidores. A participação do competidor avulso não altera as posições e pontuação da etapa (o competidor avulso pontuará normalmente, como se estivesse inscrito no campeonato, mas sem direito ao recebimento da premiação final).
§ 3º – Quem se inscrever para participar do campeonato, automaticamente, se compromete a participar de todas as etapas do campeonato, não podendo abandonar a disputa antes do término do campeonato, exceto em casos de justificada necessidade. Caso queira abandonar o campeonato antes do seu término ou ausentar-se de uma etapa, o piloto terá que, obrigatoriamente, indicar um substituto para que a competição não seja comprometida por ausência do número mínimo de participantes. Este substituto assumirá a vaga do piloto ausente ou desistente, assumindo a sua pontuação e responsabilidades.

Art. 14 - Ao final do campeonato será dado um prêmio simbólico aos vencedores, a ser estabelecido pelos competidores, bem como um churrasco de confraternização. Claro, além do prazer de desfrutar bons momentos ao lado dos amigos, e por que não dizer, do espírito da competição e as rixas entre os pilotos.

Art. 15 - Os fatos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora, cuja decisão é soberana.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Aí vem a temporada 2011!

Vai começar a temporada 2011 de "Esperamos sair todos inteiros ao final"!!! E, aqui na globo, você não perde nenhum lance, nenhuma derrapagem, nenhuma batida, nenhuma bandeirada! Todas as 10 etapas do campeonato serão transmitidas ao vivo! E nosso comentarista oficial, Lucas Rocha, fará a análise da atuação de cada "piloto" em cada corrida. Preparem-se para 10 meses de muita emoção. E você, internauta, ainda poderá participar com a gente! Para isso, é só mandar um email com a sua pergunta para: kart_temporada2011@hotmail.com.

Globo, a gente se vê por aqui!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Escolha da data e horário - Primeira Etapa

Bom dia pessoal!!
Estamos ja na segunda semana de fevereiro, portanto, já está mais do que na hora de começarmos o nosso campeonato. Portanto eu estou aqui para coletar as opiniões de vocês sobre o melhor dia e hora para a nossa primeira etapa. Eu sugiro o final de semana do dia 19 e 20 de fevereiro, para não ficarmos mto proximos de março e não acumular duas etapas muito proximas.
Estou colocando uma enquete no ar com sugestões gerais de dia e hora, mas gostaria que aqui nos comentários vcs colocassem a opinião de vocês.
Portanto, opinem, opinem, o espaço é de vocês!!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Parte 2 - Conduta em pista

Não existe um código de conduta ou um regulamento sobre como o piloto deve se portar durante a corrida, como deve defender a sua posição ou sobre como deve atacar um adversário durante uma disputa por posições. A graça do automobilismo está na surpresa, no inesperado, mas, deve haver limites quando o assunto é disputa de posições.
Ninguém gosta de levar uma fechada de um outro piloto em uma disputa por posições ou, pior ainda, sofrer uma batida nesta situação. Mas, fechar a porta durante uma tentativa de ultrapassagem é algo válido, interessante e necessário até, mas deve ser feita com limites. Ainda nesta semana, durante uma corrida, um rapaz que entrou na nossa bateria de penetra, não tinha limite algum durante uma disputa por posições. Ele não somente fechava como batia em meu kart, empurrando-o contra a barreira de pneus, sem se preocupar se isso geraria um enrosco, uma batida ou até um acidente mais grave.
Portanto, achei de bom grado colocar aqui algumas dicas sobre limites ao se disputar uma posição. O piloto que está na frente e está sendo pressionado por um adversário pode mudar o seu traçado, pode tentar dificultar a vida do que vem atras, mas desde que tenha limites e o adversário ainda encontre-se atrás do seu kart, sem ter tentado a ultrapassagem, como na situação ao lado. Neste caso, o piloto que vai à frente pode mudar a trajetória, ir para a direita ou para a esquerda, antecipar ou retardar a freada, conforme a necessidade de sua defesa de posição exigir.

Quando o piloto que vem na posição imediatamente atrás, e inicia uma manobra de ultrapassagem, como na foto à direita, o piloto que vai à frente já deve tomar mais cuidado, pois permitiu que o adversário iniciasse a manobra de ultrapassagem, portanto, deve ter cuidado ao tentar fechar a porta. No caso da foto ao lado, como o piloto de tras já colocou de lado, mas ainda encontra-se atrás, o piloto que vai à frente ainda pode fechar a porta, pois ainda é possivel fazer isso sem causar um acidente, mas deve tomar o cuidado de tentar colocar o seu kart à frente do adversário e não jogar o seu kart em cima do kart do adversário.

Quando o piloto que vem atrás já encontra com 50% do seu kart ao lado do que vai à frente, ou totalmente lado a lado, a conduta de um bom piloto define que o piloto que está sofrendo o ataque já não pode mais tentar fechar o que está atacando, podendo somente manter a sua trajetória e tentar frear mais tarde na entrada da curva ou tentar tracionar melhor na saída da curva, de forma a manter a sua posição de forma limpa. Como exemplo, na foto à esquerda, podemos ver a disputa por posição entre Vitantonio Liuzzi(kart nro 20, vermelho e preto) e Rubens Barrichello(kart branco com patrocínio do HSBC). Neste caso, eles já estão lado à lado, portanto nem o Liuzzi pode tentar espremer o Barrichello na curva, nem este pode empurrar o italiano para fora. Nesta situação, ambos devem manter sua trajetória durante toda a curva, tentando tracionar melhor na saída para ganhar a posição, sem tocar no adversário.
O bom piloto é aquele que sabe reconhecer quando não dá para evitar uma ultrapassagem e, ao invés de jogar seu kart contra o adversário em uma tentativa desesperada de se evitar a perda da posição, permite a ultrapassagem e posiciona-se para dar o xis na mesma curva ou na seguinte. Para os que não conhecem a terminologia do automobilismo, "dar o Xis" é você ultrapassar um adversário que acabou de lhe ultrapassar, retomando a posição que foi perdida momentos antes.
Claro que isso aqui são somente dicas para uma melhor conduta em pista, para se evitar acidentes desnecessários, pois, ninguem gosta de bater quando está correndo, e menos ainda quando a batida é causada por erro de uma outra pessoa, e, levando-se em consideração que a nossa bateria será curta(12 minutos) uma batida somente, causada por uma manobra mal calculada em uma tentativa de ultrapassagem ou defesa de posição, é suficiente para estragar toda a bateria, comprometendo a pontuação em termos de campeonato, sem falar que pode gerar uma discussão ou briga, devido aos ânimos exaltados.
Portanto, sejamos duros e competitivos na disputa por posições sim, mas sejamos leais e saibamos reconhecer quando não dá para evitar a ultrapassagem e não causemos acidentes desnecessários. A nossa diversão e a nossa integridade física agradecem!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Parte 1 - Bandeiras

Na sequência estão as bandeiras que são utilizadas no kart para orientação dos pilotos durante a corrida. Primeiramente vem a explicação sobre qual informação a bandeira traz e, em seguida, qual deve ser o procedimento seguido pelo piloto quando receber uma indicação com aquela bandeira:

Bandeira Amarela

A bandeira amarela é uma indicação ao piloto de perigo na pista como um carro parado em local perigoso(acidente) ou algum objeto na pista. Se houver apenas uma bandeira, a intenção é advertir o piloto. Caso sejam duas bandeiras, o piloto deve tomar mais atenção e estar preparado para reduzir bastante a velocidade no trecho. São proibidas ultrapassagens no ponto que estiver a bandeira amarela.




Bandeira Verde

A bandeira verde indica que os perigos mostrados com outras bandeiras(normalmente a amarela) sinalizadas em trechos anteriores acabaram. Portanto, os pilotos podem voltar a acelerar normalmente. Também é utilizada para indicar a largada da corrida.





Bandeira Azul

A bandeira azul é utilizada para indicar aos retardatários que um piloto mais rápido e melhor colocado que ele está atrás e precisa ser permitida a ultrapassagem. O piloto retardatário tem até 3 curvas para permitir a ultrapassagem. Se o mesmo piloto for alertado por três vezes com a bandeira ele pode sofrer uma punição da direção da prova, caso não permita a ultrapassagem do piloto melhor colocado na prova.




Bandeira Branca e Preta dividida na Diagonal

A bandeira branca e preta, dividida na diagonal é mostrada para um piloto específico e  adverte o piloto de sua conduta antidesportiva na pista. O mesmo deverá desacelerar na reta, conforme a orientação do fiscal, e, em seguida, continuar sua corrida normalmente. O piloto pode receber até 2 advertências na corrida. Na terceira receberá uma punição com a bandeira a seguir.





Bandeira Preta com círculo laranja no centro

Apresentada para um piloto específico, a bandeira preta com um círculo laranja indica que o piloto cometeu três infrações e será punido com um stop & go. Deverá entrar nos boxes, aguardar 10 segundo e retornar à pista.






Bandeira Preta

Esta bandeira é mostrada ao piloto que já tomou um stop & go e cometeu uma nova infração. Significa que o piloto do carro em questão deve se dirigir imediatamente para os boxes, porque ele ultrapassou o número máximo de infrações durante a prova e foi desclassificado.





Bandeira Vermelha

Esta bandeira mostra que a corrida está interrompida, o que ocorre normalmente em acidentes ou quando a condição da pista está muito perigosa. A bandeira também pode indicar o término da prova em virtude desta falta de segurança. É apresentada também quando há o término do treino de qualificação. Todos os pilotos devem parar no local indicado pelos fiscais de pista.




Bandeira Branca

A bandeira branca é mostrada a todos os pilotos para indicar que estão na última volta da corrida.







Bandeira Quadriculada

Na prova, esta é a bandeira mostrada pela primeira vez ao piloto que vence o a corrida. Em seguida, ela é dada aos pilotos que cruzam após o vencedor.

Orientações para quem for correr

Bom dia a todos. Nesta semana, eu estive correndo de kart com amigos, e durante o briefing dos pilotos, eu pude notar uma vez mais o quanto as informações que são passadas durante esta conversa são erradas ou pouco acrescentam para uma direção segura de um kart. Todas as vezes em que corri, as informações são passadas por pessoas com pouco ou nenhum preparo, que mais complicam do que auxiliam àqueles que nunca(ou pouco) correram de kart, ou tem pouca familiaridade com o automobilismo.
Acho até que os acidentes ocorridos quando fomos ao kart em novembro deveu-se, em grande parte, às explicações pouco esclarecedoras durante o briefing dos pilotos.
Por isso, resolvi colocar aqui no blog algumas informações importantes que, se respeitadas e seguidas à risca, proporcionam uma diversão muito mais segura e proveitosa, da qual todos irão gostar e ter boas lembranças.
Dividirei estas informações em dois posts, talvez três se houver algo importante a ser considerado, mas até o momento, serão somente dois. A primeira parte, será destinada à um esclarecimento sobre as bandeiras que são utlizadas durante uma corrida de kart, qual o significado de cada uma, e qual deve ser o comportamento dos pilotos ao ver uma bandeira ser agitada na margem da pista. A segunda parte, será algumas dicas de conduta dentro da pista, como proceder, gentilezas e limites aceitáveis durante a competição, para que todos se divirtam ao máximo com segurança e cordialidade, sem estragar a sua brincadeira e, principalmente, a do amigo com quem está correndo.
Sugiro que todos leiam estes posts, pois tenho a certeza de que nosso campeonato ganhará - e muito - em qualidade, se todos estiverem cientes e levarem estas dicas em consideração.