REGULAMENTO
Art. 1 – Com o intuito de incentivar a prática do kartismo, a competição e rivalidade sadia, e a confraternização entre amigos, será promovida a Segunda edição do CAMPEONATO DE KART KartGPUberlândia , a ser realizado segundo o calendário preliminar, passível de revisão:
Etapa |
Data |
1 |
Março |
2 |
Abril |
3 |
Maio |
4 |
Agosto |
5 | Setembro |
6 |
Outubro |
Corrida dos campeões |
Novembro |
Art. 2º – As provas serão realizadas em kartódromos que permitam a realização da competição nos moldes definidos nesse regulamento, sendo, a princípio, todas realizadas no Veloz Kart em Uberlândia, por ser opção única disponível na cidade. Havendo outras alternativas, as mesmas serão levadas em consideração para a realização de alguma etapa do campeonato.
Parágrafo Primeiro: Sem prejuízo ao disposto no caput, a escolha do local para realização das etapas deverá ser orientada pelos seguintes critérios:
I – Escolha de traçados inéditos dentro do campeonato, evitando-se a repetição de corridas em um mesmo traçado;
II – O preço e a qualidade do serviço prestado pelos kartódromos.
Art. 3 – A fórmula de disputa do campeonato consiste na disputa de etapas nas datas estipuladas no Art. 1 deste regulamente, sendo realizada uma bateria para cada categoria(em caso de formação de mais de uma categoria), com duração de 12(doze) minutos, tendo as seguintes características:
a) Treino e classificação para formação do Grid de Largada: Constistirá em uma etapa com duração de 2(dois) minutos, usados para treino dos pilotos e formação do grid de largada, baseado nos tempos mais rápidos da classificação (o tempo mais rápido larga na primeira colocação; o segundo melhor tempo na segunda colocação; e assim sucessivamente).
b) Corrida: Consistirá em uma bateria com a duração de 10 minutos.
Art. 4 - Nas etapas do Campeonato serão cumpridos os seguintes procedimentos:
· Identificação dos pilotos;
· Sorteio de karts;
· Formação do grid de largada(2 minutos)
· Corrida (10 minutos).
Art. 5 – Objetivando a igualdade de condições entre os competidores, o início de cada etapa será precedida dos seguintes procedimentos:
a) Sorteio dos karts disponíveis entre os competidores.
b) Pesagem de cada competidor e , se possível, acréscimo de lastro em cada veículo, visando igualdade do peso a ser transportado dentro dos limites determinados em cada kartódromo. Caso não seja possível o acréscimo de lastro, o campeonato será realizado normalmente, com a divisão dos competidores em categorias conforme seu peso definido na primeira etapa do campeonato.
Parágrafo Único: Após o sorteio dos karts, esses somente poderão ser trocados na ocorrência de comprovado problema mecânico que impossibilite a utilização do kart descartado ou que ponha em risco a segurança dos competidores.
Art. 6 – O número de participantes do campeonato está limitado em 8 competidores, uma vez que este é o número máximo de kartistas suportado pelo Veloz Kart, que, possivelmente, será a sede de todas as etapas do campeonato. Havendo número de interessados superior à este limite, serão criadas categorias separadas e as baterias serão divididas conforme as categorias existentes.
Art. 7 – A pontuação de cada Etapa do campeonato será da seguinte maneira:
Pole Position 2 pontos
Volta mais rápida 2 pontos
Corrida:
1º Lugar na prova - 20 pontos
2º Lugar na prova - 14 pontos
3º Lugar na prova - 10 pontos
4º Lugar na prova - 6 pontos
5º Lugar na prova - 2 pontos
Art. 8 – Ocorrendo empate em pontos, será melhor classificado o piloto que nas provas do Campeonato tiver obtido maior quantidade de:
1- Vitórias
2- Segundos lugares
3- Terceiros lugares, etc…
Art. 9 – Cada etapa do campeonato será realizada seguindo os procedimentos:
a) Determinação de duas datas prováveis para a realização da etapa;
b) Votação da melhor data entre os pilotos participantes;
c) Marcação da etapa na data que vencer com maioria de votos dos pilotos participantes..
Parágrafo Único: Entende-se por maioria de votos um total de 50% dos votos válidos mais 1. É imprescindível a presença do piloto em todas as etapas do campeonato. Em caso de não participação em alguma das etapas, o piloto não pontuará, comprometendo assim sua pontuação no campeonato.
Art. 10 – O presente regulamento não afasta as demais regras de competição definidas em cada kartódromo, inclusive para efeitos de punição e desclassificação dos competidores.
Art. 11 – Eventuais condutas anti-desportivas ou atos descorteses por parte dos competidores serão julgados pela comissão organizadora, que poderá decidir pela exclusão do competidor do campeonato.
Art. 12 - A comissão organizadora do campeonato será formada por três membros escolhidos pelos competidores.
§ 1 Provisoriamente a comissão organizadora será formada por Fabio de Deus, Dyego Caetano e Lucas Rocha.
Art. 13 – Todos que desejarem competir no campeonato deverão se apresentar à comissão organizadora. Na ocasião da inscrição será cobrado um valor de R$ 10,00 que será utilizado para a premiação do campeonato, conforme estabelecido no art. 14.
§ 1º – Será dada preferência à inscrição de pessoas que se manifestarem antecipadamente, sendo o número de vagas limitadas em 8 por categoria. A criação de mais de uma categoria será analisada após a confirmação do número final de inscritos no campeonato.
§ 2º – A Comissão Organizadora poderá permitir a participação de indicados pelos competidores em etapas avulsas apenas na eventual inviabilidade de início da etapa pelo não comparecimento de um quórum mínimo de competidores. A participação do competidor avulso não altera as posições e pontuação da etapa (o competidor avulso pontuará normalmente, como se estivesse inscrito no campeonato, mas sem direito ao recebimento da premiação final).
§ 3º – Quem se inscrever para participar do campeonato, automaticamente, se compromete a participar de todas as etapas do campeonato, não podendo abandonar a disputa antes do término do campeonato, exceto em casos de justificada necessidade. Caso queira abandonar o campeonato antes do seu término ou ausentar-se de uma etapa, o piloto terá que, obrigatoriamente, indicar um substituto para que a competição não seja comprometida por ausência do número mínimo de participantes. Este substituto assumirá a vaga do piloto ausente ou desistente, assumindo a sua pontuação e responsabilidades.
Art. 14 - Ao final do campeonato será dado um prêmio simbólico aos vencedores, a ser estabelecido pelos competidores, bem como um churrasco de confraternização. Claro, além do prazer de desfrutar bons momentos ao lado dos amigos, e por que não dizer, do espírito da competição e as rixas entre os pilotos.
Art. 15 - Os fatos omissos serão julgados pela Comissão Organizadora, cuja decisão é soberana.