quarta-feira, 25 de maio de 2011

Resultados da Investigação

Bom dia pessoal. Conforme disse há alguns dias, os resultados de algumas categorias nas etapas 2 e 3 estavam sob investigação devido a problemas observados na última etapa, e após análise da cronometragem, da observação na corrida e da análise de vídeos, chegamos à uma conclusão. Antes, porém, é necessário uma explicação de todo o contexto da investigação.
Esta investigação foi motivada pela descoberta de um elemento importante, durante a realização da última etapa do campeonato. Na bateria da categoria Peso Médio, como todos devem se lembrar, havia uma disputa muito intensa entre Marcio Vinicius e Dudu Garcia pela vitória na bateria. Após várias trocas de posição entre os dois, toques e disputas, acabou ocorrendo um acidente, no qual Dudu Garcia tocou em Marcio Vinicius, que acabou batendo. Com isso, Marcio Vinicius ficou preso na barreira de pneus e Dudu Garcia continuou na pista, assumindo a liderança e abrindo boa vantagem. Aconteceu, porém, que Dudu Garcia foi punido pelo ocorrido, tendo que passar pelos boxes, onde ficou parado por um tempo e, com isso, permitiu novamente a aproximação de Marcio Vinicius. Na saída de Dudu dos boxes, ambos voltaram quase juntos, onde o Marcio conseguiu a ultrapassagem e assim se manteve até o final, com Marcinho em primeiro e o Dudu em segundo. Porém, na cronometragem oficial, Dudu apareceu classificado na 4ª posição, o que era um erro, como todos puderam observar na pista.
Com a discussão que se seguiu, descobriu-se que, quando um piloto passa pelos boxes durante a corrida, sua volta não é registrada, uma vez que o sensor que registra a passagem do piloto, computando mais uma volta para o mesmo só existe na linha de chegada, não se extendendo até os boxes. Com isso, um piloto que sofre uma punição, além de perder o tempo de entrada e parada nos boxes, acaba perdendo uma volta também.
Eu explico: Suponhamos que o tempo de uma volta seja de 25 segundos e que um piloto qualquer sofre uma punição. Ao completar a volta 14 ele é avisado da punição, tendo que entrar nos boxes na volta seguinte. Portanto, ele completa a volta e entra nos boxes, aquela seria a volta 15. Com o tempo de entrada e parada nos boxes para cumprimento da punição, ele perde cerca de 22 segundos, o que já é quase o tempo de uma volta completa. Em condições normais, ao passar pelos boxes, ele completaria a volta 15 que, com o tempo perdido na punição, teria a duração de cerca de 47 segundos. Ao voltar para a pista, na passagem seguinte, ele completaria a volta 16, com um tempo novamente de 25 segundos. Em termos de cronometragem, e comparando o tempo do piloto que sofreu a punição com o tempo de um piloto que continuou na pista durante o mesmo período, a situação seria a seguinte:

                     Piloto Punido x Piloto  que continuou na pista

Volta 14:      25 segundos x 25 segundos
Volta 15:      47 segundos x 25 segundos
Volta 16:      25 segundos x 25 segundos

Tempo total: 97 segundos x 75 segundos

Com isso, percebe-se que o tempo total perdido pelo piloto punido neste intervalo seria de 22 segundos, ou seja, o tempo da punição, o que, dependendo da posição dele em pista, pode fazer com que perca algumas posições, pois fica parado quase o tempo de uma volta.

Mas, como a volta não é registrada quando o piloto, a situação torna-se totalmente diferente. Acompanhem o raciocínio: Ao completar a volta 14 ele é avisado da punição, tendo que entrar nos boxes na volta seguinte. Portanto, ele completa a volta e entra nos boxes, naquilo que seria a volta 15. Com o tempo de entrada e parada nos boxes para cumprimento da punição, ele perde cerca de 22 segundos, mas, como a volta não é registrada ao passar pelos boxes, ao voltar à pista, ele tem que fazer a volta completa e somente quando passar novamente pela linha de chegada que ele terá a volta registrada, que seria a volta seguinte à 14, ou seja, a volta 15. Com isso, a volta 15 dele durou o tempo de uma volta normal, que ele abriu quando recebeu a punição(25 segundos), mais o tempo que perdeu nos boxes(22 segundos) e mais o tempo da outra volta que ele teve que dar ao sair dos boxes até passar na linha de chegada novamente(25 segundos), dando um total de 72 segundos. Na sequencia ele completaria a volta 16, com um tempo novamente de 25 segundos. Em termos de cronometragem, e comparando o tempo do piloto que sofreu a punição com o tempo de um piloto que continuou na pista durante o mesmo período, a situação seria a seguinte:

                   Piloto Punido x Piloto  que continuou na pista

Volta 14:      25 segundos x 25 segundos
Volta 15:      72 segundos x 25 segundos
Volta 16:      25 segundos x 25 segundos

Tempo total:  122 segundos x 75 segundos

Portanto, dessa maneira, o piloto teria um prejuízo de 47 segundos, o que  dá quase duas voltas de desvantagem, o que muito provavelmente fará com que o piloto perca todas as posições, caindo para último lugar.

Tendo em vista este problema, analisei a cronometragem de todas as etapas, buscando ver quais pilotos poderiam ter sido prejudicados devidos à este problema. Na minha análise, houveram dois casos em que este problema prejudicou o resultado final da bateria, sendo o já mencionado problema da bateria Peso Médio, na 3ª Etapa, e também o resultado da bateria Peso Pesado, na segunda Etapa.
Vou começar com o resultado da 2ª Etapa. Naquela etapa, o piloto Beto de Deus sofreu uma punição e parou para cumprí-la. Quando saía dos pits, ele saiu exatamente à minha frente, que naquele momento, liderava a corrida. Eu o ultrapassei, dando uma volta. E quando saiu a cronometragem oficial, ele saiu com duas voltas atras. O ocorrido foi que ele foi vítima do erro que já expliquei anteriormente, tanto que, durante a corrida, ele ultrapassou os pilotos que estavam à sua frente, ficando na segunda posição, e a cronometragem deu que ele ficou somente em quinto. Portanto, a primeira correção a ser feita é esta. A classificação corrigida da etapa 2 da categoria peso Pesado é:

1 - Fabio de Deus
2 - Beto de Deus
3 - Dyego Caetano
4 - Bruno Vieira
5 - Hugo FF
6 - Blayton Portela
7 - Fabio Borges
8 - Osvaldo Neto

Com isso, a pontuação do campeonato foi alterada também, ficando assim antes da terceira etapa:

1 - Fabio de Deus - 19 pts
2 - Beto de Deus - 18 pts
3 - Bruno Vieira - 6 pts
4 - Dyego Caetano - 5 pts
5 - Blayton Portela - 5 pts
6 - Hugo FF - 1 pto
7 - Osvaldo Neto - 1 pto
8 - Fabio Borges - 0 pto

Na 3ª etapa, aconteceu o mesmo problema na bateria peso médio, onde o prejudicado foi o piloto Dudu Garcia, que, na pista chegou em segundo, mas na cronometragem ficou em 4º. Portanto, corrigindo a classificação final da bateria peso médio, na etapa 3, fica assim:

1 - Marcio Vinicius
2 - Dudu Garcia
3 - Vinicius Gonçalves
4 - Bruno Gonçalves
5 - Vitor Chaves
6 - Luiz Felipe
7 - Fred Vilela

A classificação do campeonato, vem na próxima postagem.

Espero que todos tenham compreendido o porquê da investigação, e o porquê das mudanças realizadas. É uma questão de justiça, para que nenhum piloto seja prejudicado. E a partir da proxima etapa, os pilotos que forem punidos, a cronometragem da etapa será revisada antes de os resultados finais serem divulgados.
Quem quiser maiores esclarecimentos, pode me procurar pessoalmente que eu informo a todos da situação.
Abraços e até mais.

2 comentários:

  1. Sendo assim... o que é justo é justo...
    ainda bem que esse problema foi descoberto no começo do campeonato. Vai evitar um stress maior daqui pra frente.

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  2. Com certeza Dyego!
    Bendito deja o Fábio de Deus que percebeu o problema a tempo...hehe.

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